Pages

Tuesday, 24 March 2009

Napoli

Bem, sei que faz “anos” que não dou notícias por aqui, mas é que a internet aqui é quase a manivela ~ apesar de ser broadband, a band aqui não é tão broad. Antes, por que onde morávamos era tão remoto que o sinal era péssimo, ou seja, download de fotos no blog: MISSÃO IMPOSSÍVEL. Agora, moramos numa “selva de prédios” e o sinal não chega tão bem. Resultado: download de fotos no blog: MISSÃO IMPOSSÍVEL 2. Daí tive a idéia de tentar colocar as fotos em slide show. Ainda não sei se vai dar certo, porque estou no quarto escrevendo o texto. Vou ver se dá pra colocar as fotos depois, quando conectar a net (da janela da cozinha! hahaha).

Napoli, cidade de mil e um sabores, cheiros, cores, impressões. Nosso primeiro dia aqui – na verdade era de noite – tudo o que queríamos era voltar pra trás! Trânsito maluco (o taxista não ajudou muito), cidade escura, feia, velha. O hotel que nós ficamos era um “bed and breakfast” muito fofo, de um senhorzinho chamado Vincenzo (que parece o papai). Não tinha nem placa na porta. Achamos que era invenção. Mas não era. O dono, muito simpático, tentou nos explicar tudo e eu tentei entender tudo, no meu italiano ridículo. Detalhe: mil degraus de escada pro coitado do Craig subir com nossas malas gigantescas e pesadésimas. Santo Craig. Era dia 10 de setembro, 2008, estava um calor do cão (por sorte tínhamos ar condicionado no quarto) e não tinha um só restaurante aberto por perto. Mas descobrimos que tínhamos um terraço enorme de fora do nosso quarto. No dia seguinte, nossa primeira paixão: corneto (tipo um croissant, mas é igual panetone, um gostinho meio de laranja) e Nutella. Nem fazíamos idéia que esse é um dos snacks favoritos dos napolitanos.

Não vou me estender muito em detalhes, porque já se passaram 6 meses, mas pelo menos o básico, pra vocês terem uma idéia de como é por aqui. Bem, vamos à famosa lista:

Algumas coisas que se deve saber sobre Nápoli:
- o céu é realmente da cor do time: azurro. Lindo
- aqui chove pra dedéu. E quando começa, parece que não tem hora pra parar (apesar de nossos alunos dizerem que “esse ano está sendo meio anormal”)
- aqui é pior que muitas cidades de 3º. mundo: lixo nas ruas, corrupção, a maior e mais perigosa máfia do mundo, um monte de tipo de polícia que dizem não servir pra nada
- as pessoas não pensam duas vezem em tirar vantagem de turistas, principalmente taxistas e em “botecos”
- as pessoas mais ricas admitem que o fato acima é verdadeiro, e dizem que isso SÓ ACONTECE EM NAPOLI
- não é comum ver pessoas sorrindo
- sim, italianos (pelo menos napolitanos) falam MUITO alto, parecem que estão brigando o tempo todo
- homens não gostam de fazer negócio/ou conversar sobre negócio com mulheres; nem ao menos olham na cara
- os napolitanos tem sua própria língua: napolitano (mais parece uma língua indígena)
- a melhor pizza do mundo – Marguerita – é feita aqui.
- aqui se come uma pizza inteira por pessoa (mas não é a de 10 fatias, acho que dá umas seis)
- a melhor marguerita do mundo (na opinião minha e do Craig) é feita a um quarteirão da nossa casa e custa só 2.50 euros – e eles entregam!
- as pessoas se vestem de maneira horrível aqui, principalmente as mulheres. Uma mistureira de cor, botas cowboy cor branca com meia calça verde e vestido verde, roxo e com algumas listras brancas.
- as pessoas vestem casacos pesadésimos, mesmo quando está 21 graus!
- há cachorros – com seus donos – por todo lado. Eles andam de trem, metrô, funiculare e até ônibus!
- Napoli tem um mar maravilhoso, mas não tem praias! A não ser que você pague 10 euros pra passar o dia!
- andando pelo centro histórico, se desconsiderar o trânsito e as lojas, pode se imaginar na era medieval
- as aparências enganam: a maioria dos prédios de apartamentos são antigos palácios. Muitos deles são horrorosos de fora, mas quando se entra nos apartamentos... mamma mia... São enormes!
- as aparências enganam – parte 2: e como são caros!!! Em algumas regiões de Napoli, um apartamento chega a custar 1 milhão de euros! Por um apê de 3 quartos, a fachada caindo aos pedaços!
- o trânsito... loucura! A maioria das pessoas tem motorinos (scooters), e não há leis (quero dizer, pelo menos não se obedece muito). Dirigem na calçada, param os carros em fila tripla, no meio da rua pra conversar com o amigo... Papai ia ficar louco aqui.. São Paulo perde de longe... Os adolescentes podem dirigir a partir dos 16 anos. São carros que atingem 50 Km/h, feitos de fibra, acho. Detalhe: o mais barato deles custa 8.000 euros, o mais caro, 16.000 euros. Eles se acham!
- “camelódromo”... óculos de sol Ray-Ban, Dolce & Gabanna, Gucci, Dior, Carrera, etc... Bolsas Fendi, Gucci, Prada, etc a preço de banana nas ruas. Tennis Nike, Reebok, Adidas, etc. também a vontade. E tem mais: cê corre o risco de comprar o verdadeiro, por 10 euros!!! Isso é porque a Camorra (máfia napolitana) tem um esquema de leilão pra confecção de marcas famosas: as marcas fornecem o material pra grupos diferentes; o grupo que terminar primeiro, com a melhor qualidade e o preço mais baixo, leva a grana. O resto, tem o material e vende como “fake”. Então, não é tão falso assim.
- os alunos italianos sofrem.... eles têm prova oral e escrita a qualquer dia da semana, estudam Latim, Grego E Literatura Inglesa. Têm de decorar tudinho, tudinho... Mas em compensação, os mais ricos passam os fins de semana do inverno esquiando nas montanhas (um dos meus alunos, em um salto de snowboarding, caiu de cabeça e quebrou duas vértebras. Por um triz não fica paraplégico); no verão, vão passar os fins de semana em suas casas em Capri, Ischia ou Sorrento (alguns vão em seus barcos), e alguns vão pra Inglaterra estudar inglês por 2 ou 3 semanas.
- em compensação, os adolescentes pobres, quase sempre, abandonam a escola e são “recrutados” pra trabalhar pra Camorra, com direito a promoção e tudo mais!!!
- o Vesúvio é impressionantemente perto. É absurdo de grande, fascinante e apavorante. Lindo. E quando neva, então... Semana que vem, Craig, eu, Richard e Graham vamos subir até a boca do vulcão. Mas não se preocupem, eles têm como saber se algo vai acontecer com 20 dias de antecedência. A evacuação leva 7 dias.. hehe
- Moramos no “Quartiere Spagnoli”. Dizem que é uma das áreas mais temidas por aqui. A gente suspeita que nosso landlord ( o dono do nosso apê) faz parte da máfia. Ele protege a gente. haha outro dia morremos de rir. O Sr. Giuseppe (nosso landlord) tem uns 70 anos. Outro dia passamos por ele voando numa motinha... haha

Bom, deixo algumas fotos agora. (na esperança que o slide show vai funcionar).
E vou tentar manter o blog atualizado agora.
Ah, mais uma coisa: tempo maluco por aqui. Ontem, 18 graus. Hoje, 8 graus!!! Mamma mia!!! =P